Parrilla Uruguaia: atração do país

Olá amigos leitores, hoje vamos falar sobre a parrilla uruguaia. Com certeza é uma das grandes atrações do país e nada mais é que churrasco. Mas não é qualquer churrasco, ele é feito com lenha no fogo brando.


São preparados vários cortes de carne que são temperados apenas com sal grosso, colocado no momento de levar a carne à parrilla (grelha), para evitar a desidratação. No entanto, o que diferencia o churrasco uruguaio do brasileiro é basicamente a raça de gado utilizado para corte: no Uruguai são a Aberdeen Angus e a Hereford, e essa é a razão por exemplo de o contra filé uruguaio (bife angosto), um dos cortes preferidos na Europa, ser maior que o brasileiro.


Nós experimentamos a parrilada em dois restaurantes diferentes, ambos no mercado do porto. No primeiro dia fomos ao El Pelegrino e escolhemos um prato magnífico! Tinha quatro tipos de carne: filé mignon, contra filé, carne de porco e cordeiro.


Mas sem esquecer da entrada, pães quentinhos com pastas de molho pesto e outro de pimentão. Também servem provolone derretido…hum muito gostoso.


Depois dessa entrada caprichada vem a parrilhada com dois pedaços de cada tipo de carne já mencionado, não vem acompanhamentos, apenas cebola e pimentão que assam juntos com a carne.


Nossa…..fazia tempo que não comíamos tantos. Toda essa comida foi acompanhada por um vinho tinto uruguaio carbenet sauvignon safra 2011. E para finalizar aquele lindo profiterole que já publicamos no blog.


Já no segundo restaurante, o El Palenque, pegamos mais leve. Pedimos os cortes separados: picanha, frango na brasa e brochete de filé mignon. Como sempre, os famosos pães quentes com manteiga e batata frita de acompanhamento.


Dessa vez abrimos mão do vinho e da sobremesa, senão ninguém aguenta. Fomos muito bem atendidos, garçons atenciosos e educados. Desse problema o Uruguai não sofre, sempre encontramos pessoas prestativas.


Como moradores da terra do churrasco, podemos dizer que a parrilla é muito saborosa e diferente do que estamos acostumados. Que o nossos hermanos argentinos não ousam, gostamos bem mais da carne uruguaia.


Com certeza é uma das atrações do país e quem vai ao Uruguai não pode ir embora sem provar essa delícia!!!!

Tags:  ,

Deixe um comentário