Festival de Sobá na Feira Central de Campo Grande

Campo Grande tem uma culinária rica com influências de diversos povos. Um dos pratos mais tradicionais é o sobá, que se tornou um patrimônio da cidade. Quem vem visitar a Capital Morena não pode ir embora sem conhecer essa iguaria oriental que conquistou todos os campo-grandenses. 

O sobá é feito com os seguintes ingredientes: macarrão japonês (toshikoshi-sobá), carne de porco (que pode ser substituída por outras carnes, como filé de frango ou filé bovino), molho shoyu, saquê-mirin, óleo vegetal, dashi, togarashi, gengibre, sal, cebolinha e cheiro verde. O prato é quase uma sopa e é servido em cumbucas de louça, acompanhado de ovo frito mexido e cortado em fatias.

Muitos conhecem a história de como o sobá se popularizou em Campo Grande, mas para os que não sabem, ele começou a ser servido na antiga Feira Central somente para okinawanos e seus descendentes, depois, a todos que se interessassem — e acabou se tornando uma iguaria típica e tradicional da cidade. Os imigrantes originários da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908 que trouxeram o prato para o Brasil.

A Feira Central cresceu ao longo dos anos e promove o Festival do Sobá, que está em sua 8ª edição. Este ano ocorre de 08 a 11 de agosto e terá uma programação cultural com shows, apresentações musicais e atrações gastronômicas. Sem contar a cozinha Show Sakura, oficinas de culinária regional e japonesa, oficina de técnica do Ikebana, arte japonesa de confecção de arranjos de flores e concurso e premiação do Comilão do Sobá.

A entrada é gratuita. O evento faz homenagem ao sobá, prato considerado patrimônio imaterial da cidade, e à cultura japonesa. O festival faz parte do calendário de festividade em comemoração aos 114 anos da capital sul-mato-grossense.
Tags:  

Deixe um comentário