Café Gourmet ganha mercado e cai no gosto do brasileiro

79

Gabriela Borsari, Stella Gross e Rudnei Henrique

Esta semana, o blog Apetite de Luxo passou uma noite agradável no Fran’s Café. A cafeteria promoveu uma degustação da bebida que foi comandada pela barista e coordenadora de cafés da rede, Stella Gross.

Nestes últimos anos o consumo de café vem mudando e o paladar do brasileiro está cada vez mais apurado e exigente. Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais o consumo de café gourmet cresce 15% ao ano, contra 3% do café tradicional no Brasil.

Stella Gross falou com exclusividade com o blog e confirmou essa tendência. “Hoje o consumidor sabe fazer essa diferenciação e tem acesso a diversas marcas no supermercado, o que não ocorria há alguns anos”, afirma a barista.

8281
Durante a degustação, Stella explicou qual a diferença entre o café gourmet e o tradicional. Existem dois tipos de grão que originam a bebida: o arábica e o conilon. O arábica, que origina o café gourmet, é uma a espécie mais delicada, tem sabor suave, é mais aromático, menos adstringente, menor teor de cafeína e é cultivado em lugares altos. Já o café conilon é a espécie mais resistente às pragas, sabor mais amargo e maior teor de cafeína. “O café gourmet é feito 100% de grãos arábica, por isso é superior em qualidade, em sabor e possui menos cafeína do que o café feito com grãos conilon ou com mistura das duas espécies”, explica Stella.

Pudemos ter a experiência de preparar um café feito com coador de pano. Um verdadeiro mimo! Fazer uma xícara de café com um coador individual. Realmente um apetite de luxo!!!

74

Na verdade essa é a nova tendência, transformar a hora do cafezinho em um momento de prazer e requinte. Um truque ensinado pela barista é não deixar a água ferver e jogar aos poucos fazendo movimentos em círculos. Quanto mais rápido a água quente passar pelo pó menos cafeína terá a bebida, ou seja, os cafés feitos em máquinas têm menos cafeína que os caseiros feitos com coador.

75
Também pudemos operar uma máquina profissional de café. Outra curiosidade revelada por Stella é que quanto mais concentrado o café menos cafeína tem, pois a água passou mais rápido pelo pó. Ela dá outra dica, agora em relação à espuma. “Um bom café expresso tem uma espuma cremosa e gruda nas bordas da xícara e mesmo mexendo o líquido com a colher ela volta a se formar”.

76
“Atualmente, as pessoas estão apreciando o café como o vinho, escolhem o tipo do pó, região de cultivo, marca e etc”, afirmou Stella.

Por isso, invista em bons cafés e desfrute dessa bebida que além de ser paixão nacional faz bem à saúde.

Tags:  

Deixe um comentário