Lugar de criança também é na cozinha

Lugar de criança também é na cozinha! Além de preparar delícias gastronômicas, na cozinha você pode ensinar muitas coisas aos seus filhos. Responsabilidade, organização, higiene e até uma pouco de matemática, os pequenos nem vão sentir que estão aprendendo tantas coisas.

Se o seu filho fica de cara feia nas refeições, ajudar no preparo dos alimentos pode ser a solução. As crianças que ajudam na cozinha costumam experimentar o prato que prepararam. Então, não faça apenas pratos doces, aposte também em saladas nutritivas. Assim, seu filho vai aprender a gostar de alimentos mais saudáveis.

Ao cozinhar, as crianças podem conhecer novos alimentos e sabores, ampliando o paladar. E ainda aprendem mais sobre matemática, já que precisam medir, pesar e dividir ingredientes. Até ler as receitas é um aprendizado, a criança pode praticar a leitura e descobrir frutas e vegetais novos. Nas receitas mais complicadas, que tal pedir que seu filho leia o passo a passo e os ingredientes?

A cozinha vira um lugar de diversão e aprendizado. Enquanto preparam receitas saborosas, os pequenos descobrem como trabalhar em equipe, manter a cozinha organizada e higienizar os alimentos.

Pegar todos os ingredientes antes de começar o preparo e guardá-los ao final, é uma forma de mostrar a importância da organização. Aproveite o momento para falar sobre higiene também, lavando as mãos e os alimentos antes de começar a cozinhar. Lembre-se que a criança está aprendendo, então, o resultado não precisa ser perfeito.

O papel da criança na cozinha é determinado de acordo com a idade. O fogão é responsabilidade do adulto, assim como os objetos cortantes.

Aposte em receitas simples, que não precisam ir muito ao fogo. Receitas de biscoito são ótimas opções, já que a criança pode colocar a mão na massa e se divertir criando formatos diferentes para assar. Receitas de liquidificador também são interessantes, os pequenos podem trabalhar medindo os ingredientes. Se preferir fazer um pavê, por exemplo, peça ajuda na montagem. O seu filho vai adorar o papel de chef.

Um avental infantil dá um toque todo especial à brincadeira. 

Fonte: Globo.com
Tags:  

Deixe um comentário