8 dicas para preparar o risoto perfeito

A textura cremosa e os grãos al dente fazem do risoto uma receita fácil de agradar aos mais diversos paladares, principalmente pelo fato de que ele pode ser combinado com uma série de ingredientes diferentes. O risoto é um prato sofisticado que pode ter várias versões, mas tem lá suas sutilezas e requer um certo capricho na cozinha! Mas com algumas dicas que trazemos do site M de Mulher, vai ficar bem mais fácil.

Guia do risoto

1. Arroz certeiro

O grão precisa ser específico para risoto, como o arbóreo ou o carnaroli. Quando cozidos, eles liberam amido e formam a típica cremosidade do prato. O arroz comum não dá o meso efeito.

2. Não lave, pois o arroz para risoto não é igual o comum.  Do contrário, eles perderão parte do amido.

3. Caldo precioso

O ideal é que ele seja caseiro. O de legumes é um clássico, que você pode tentar fazer. Guardado no congelador o caldo dura até dois meses. Mas na dúvida, aqueles cubinhos de caldo pronto funcionam bem.

4. Um bom vinho

O do tipo branco e seco é o mais indicado. A bebida é adicionada, normalmente, depois de o arroz ter sido refogado, mas antes do caldo.

5. No ponto

O grão deve ficar al dente (cozido, mas firme ao morder).

6. Panela boa

O utensílio deve ser fundo e com espessura grossa. Uma panela muito fina acelera o cozimento e atrapalha no controle do ponto certo.

7. Finalização

A manteiga é essencial para ajudar na cremosidade do prato. Se, ao final do preparo, você sentir que a textura está seca, adicione mais caldo. Também usamos creme de leite na finalização, traz mais cremosidade.

8. À mesa

Para manter as características originais do risoto, sirva-o ainda quente e imediatamente após o preparo, de preferência em pratos fundos de louça ou em mini caçarolas coloridas, que alegram a decoração.
Tags:  

Deixe um comentário