Profissionais de cozinha de todas as regiões de MS disputam a final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras

 

Para ressaltar o motivo da merenda escolar ser tão relevante para o desenvolvimento das crianças, de julho a outubro deste ano, profissionais de cozinha atuantes nas Redes Municipais de Ensino, colocaram a mão na massa e apresentaram receitas nutritivas e saborosas para um time de jurados. Em 24 municípios de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae, em parceria com as Prefeituras Municipais, foram escolhidos os melhores pratos elaborados e que agora disputam a grande final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras.

A etapa estadual da competição, que será realizada na próxima terça-feira (31), em Campo Grande, é organizada pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. Esta fase da disputa acontece pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, quando os participantes serão divididos em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Na mesma data, no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação quando serão reconhecidos os três melhores pratos, sendo classificados em 1º, 2º e 3º lugar. O evento será no Gran Murano Buffet e transmitido, ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

Mais do que valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras, o intuito do desafio foi promover a qualificação profissional e incentivar o uso de produtos da agricultura familiar nas receitas preparadas. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, com esse trabalho a instituição visa, principalmente, fortalecer a agricultura familiar e apoiar o empreendedorismo no campo, pois quanto mais alimentos saudáveis forem incluídos nas receitas, maior é a quantidade de itens que a prefeitura pode adquirir dos pequenos produtores por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“São vários papéis que merecem nosso reconhecimento e o Desafio das Merendeiras tem esse propósito. Valorizar o trabalho que é feito nas escolas, pelas merendeiras e nutricionistas, o empenho dos produtores da agricultura familiar, e a atuação do poder público em fornecer alimentos de qualidade para os estudantes. Quando a prefeitura incentiva o produtor e reconhece o trabalho das merendeiras, garante um cardápio adequado para as crianças e traz renda para as famílias que vivem no campo, fomentando o crescimento econômico do município”, destacou Amarilha.

Promover o uso dos produtos oriundos da agricultura familiar, fortalecendo toda cadeia e com valor gerado são alguns dos benefícios da parceria, segundo o diretor do Senac MS, Vitor Mello. “Além disso, esse projeto ressalta a importância da qualificação profissional das merendeiras que já estão inseridas no mercado de trabalho. Para o Senac, participar desse crescimento profissional e contribuir para a melhoria do desempenho é uma satisfação”, afirma o diretor.

Sobre a etapa estadual

Participam da etapa estadual representantes dos municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos. Cada finalista foi selecionado a partir da etapa municipal, realizada nos municípios, em parceria com as prefeituras, e concorre na etapa estadual com a receita que garantiu o primeiro lugar na cidade onde mora.

Para a criação dos pratos, não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, foi preciso utilizar a carne bovina, suína, de frango ou de peixe como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas. Nos 24 municípios, foram realizados workshops para auxiliar os profissionais a melhorarem a técnica de manipulação de alimentos e o preparo de receitas e, ao todo, 689 pessoas foram capacitadas.

Na grande final do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, os pratos serão avaliados por uma banca de jurados composto por cinco profissionais convidadas como Lidiane Barbosa, chefe de Blumenau (SC), especialista em gastronomia funcional e desenvolvimento de novos produtos. Ela também é presidente da ONG que executa o projeto social “Crescer e Semear” voltado para levar informação para merendeiras, crianças e pais em escolas públicas de todo país.

Também compõem a comissão avaliadora a coordenadora e nutricionista da Alimentação Escolar da Secretaria do Estado de Educação (SED) e três profissionais que atuam no Senac MS: Roberta Francis Avalos, gerente de Turismo e Gastronomia; Vera Krabbe, docente de Turismo e Gastronomia e Melina Ribeiro Fernandes, nutricionista e docente de Turismo e Gastronomia.

Os profissionais que prepararem as três melhores receitas receberão troféus e premiações. Para o 1º lugar, o prêmio será uma smart TV de 55 polegadas; para o segundo lugar será smart TV de 43 polegadas; e o terceiro lugar será premiado com um celular Android 5G. As três merendeiras vencedoras e as nutricionistas de cada município também ganharão uma missão-técnica para Bonito, quando participarão de um curso gastronômico voltado para massas artesanais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Deixe um comentário