Experiência dos novos tempos: degustação de vinho virtual

Os tempos de pandemia nos privaram de algumas atividades coletivas, mas algumas delas podem ser adaptadas. Semana passada vivi uma experiência, incrível! Degustação de vinho virtual!

Essa iniciativa foi realizada pela Talk Wine (www.talkwine.com.br), a primeira startup do Brasil 100% dedicada à degustação virtual de vinhos e foi direcionada para um grupo seleto de jornalistas e influenciadores digitais! A experiência online Vinho e Cinema foi conduzida pelo curador da startup, o renomado Marcelo Copello. Além de uma  live superproduzida, a experiência contou com o envio de um kit com dois vinhos que foram degustados no conforto do meu lar. Um evento seguro e divertido!

Os dois rótulos degustados são maravilhosos: Cadus Tupungato Malbec e Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay. A interação entre vinho e cinema proposta pelo curado foi divertida e saborosa.

Os vinhos são ótimos! E se você ficou interessado nessa experiência, a startup promove degustações virtuais numa plataforma própria. A próxima será sobre vinhos chilenos. Líderes absolutos no ranking de vinhos importados para o Brasil, os chilenos representam quase 50% do mercado. As características sensoriais e os sabores peculiares que fizeram o brasileiro cair de amores pela bebida produzida pelos andinos são temas da nova experiência da Talk Wine. A live, marcada para o próximo dia 24, conta com rótulos da Casa Silva, uma das mais tradicionais e prestigiadas produtoras daquele país, estabelecida desde 1824 e focada unicamente na linha premium. O evento será conduzido pela jornalista e especialista Suzana Barelli e contará ainda com a participação especial do enólogo-chefe da vinícola, Mario Geisse.

Os passaportes para a “Chile Wine Experience” já estão à venda e custam R$ 399,00. Para participar basta acessar o site da Talk Wine (www.talkwine.com.br) e fazer a compra. Você recebe em casa o kit com dois vinhos, um cardápio exclusivo de receitas para harmonização e dicas para aproveitar ao máximo a participação. No dia e hora programados, basta acessar a live e vivenciar a experiência pela smart TV, tablet ou smartphone. E se quiser rever a degustação, também é possível: as transmissões são ao vivo mas permanecem gravadas, permitindo que se assista quantas vezes quiser.

Conheça mais sobre os vinhos da degustação que eu participei!

Cadus Tupungato Malbec

PRODUTOR: Cadus Wines

PAÍS: Argentina

REGIÃO: Mendoza

VOLUME: 750ml

SAFRA: 2017

VARIEDADES: Malbec

TEOR ALCOÓLICO: 13,8% vol.

TEMPERATURA IDEAL: 16º a 18

SOBRE O PRODUTOR

Nascida como linha de rótulos exclusivos das Bodegas Nieto Senetiner, a Cadus Wines passou a atuar como vinícola independente em 2015. Trilhando seu próprio caminho, ela se mantém dedicada a produzir vinhos de autor e explorar ao máximo as nuances do terroir de Mendoza, investindo em vinhedos cultivados em algumas de suas mais destacadas regiões pré-cordilheira, todas localizadas a mais de mil metros de altitude. Uma filosofia que se traduz no próprio nome da empresa — em latim, cadus eram as ânforas que acondicionavam edições limitadas de vinhos na Roma Antiga.

ELABORAÇÃO

A colheita manual é realizada no início de abril, em vinhedos na região de Tupangato, de solo arenoso, com presença de calcário. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço, com pilão manual. De 60% a 80% do vinho amadurecem durante 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro, segundo e terceiro usos.

ANÁLISE SENSORIAL

VISUAL: rubi violáceo.

OLFATIVA: aromas de frutas vermelhas e notas minerais.

GUSTATIVA: Intenso, com excelente acidez e final persistente e elegante.

HARMONIZAÇÕES

Carnes Vermelhas

Massas com molho intenso

Pratos Condimentados

Queijos Curados

 

Miolo Cuveé Giuseppe Chardonnay

SOBRE O VINHO

Este é  o primeiro vinho branco super-premium criado pela Miolo, elaborado com uvas chardonnay procedentes dos vinhedos da família miolo no Vale dos Vinhedos. Este vinho é o exemplo autêntico de um chardonnay fermentado e amadurecido em barrica.

Temperatura Ideal: Entre 10º e 12º

VINHA

Região: Denominação de Origem Vale dos Vinhedos – RS

Solo: Argiloso a argiloarenoso de topografia de montanha

Clima: Temperado, quente e úmido

Variedades:  Chardonnay

Colheita: Manual e seletiva

ELABORAÇÃO

Seleção dos cachos em mesa selecionadora; Desengace total dos cachos, sem esmagamento; Maceração pelicular a frio, por 5 horas, em prensa pneumática totalmente inertizada; Prensagem, rápida e em ambiente redutivo estrito, em prensa pneumática; Clarificação estática do mosto flor, a frio; Fermentação alcoólica em barrica de carvalho francês a uma temperatura controlada de 15°C; Depois da fermentação alcoólica o vinho permaneceu por um total de 12 meses em bâtonnage das borras finas nas barricas; Estabilização tartárica estática a frio, seguida de filtração e engarrafamento.

ANÁLISE SENSORIAL

Visão: Límpido com bonita tonalidade de cor, indo do amarelo-esverdeado ao palha.

Olfato: Marcante intensidade aromática, harmonizando bem as notas da fruta com as notas do carvalho. Descritores do aroma: pêssego, pera, damasco, mel, abacaxi em calda

Gustativa: Intensa cremosidade, acompanhada de bom volume em boca, de acidez equilibrada e retrogosto prolongado.

HARMONIZAÇÃO

Ideal como aperitivo, pode acompanhar saladas, carnes brancas, massas com molhos vermelhos ou brancos, pizzas cárneas, queijos de massa mole e pratos elaborados da culinária amazonense, caiçara e outras regiões litorâneas brasileiras.

Deixe um comentário