Mais de 6 mil prestigiam a evento que comemora a gastronomia sul-mato-grossense

Nos três dias de evento da Comitiva dos Chefs, evento que apresentou releituras de pratos regionais sul-mato-grossenses, mais de seis mil pessoas prestigiaram a ação que reuniu 31 chefs e sommeliers, em uma programação de aulas show, apresentações culturais e de inovações nos pratos tradicionalmente consumidos no Estado. Mais de 15 barracas comercializaram pratos e drinks a preços populares nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, no último fim de semana.

O Chef Paulo Machado, referência na gastronomia local, preparou arroz com linguiça, um prato relativamente simples, mas carregado de história. “Esse prato tem uma pegada tradicional, quando não existia geladeira, essa linguiça era feita no mesmo modo de hoje, só que ficava secando ao sol, uma linguiça desidratada, seca”, relata o chef ao retratar o quão era providencial os produtos desidratados, assim como a carne seca, que eram levados pelas comitivas em dias de viagens e trabalho.

Outro prato referência regional que recebeu releituras no evento foi o macarrão de comitiva. Além do tradicional pantaneiro, já conhecido pelos sul-mato-grossenses, quem visitou a feira pôde experimentar a receita, com uma pegada italiana. “São mais de mil anos de história este macarrão carritiero. Na região de Cecília, na Itália, os trabalhadores precisavam de algo rápido e prático, com os ingredientes que estavam à mão. História bem semelhante a do nossa tradicional macarrão de comitiva, com algumas diferenças no modo de preparo”, afirma o chef italiano Francesco Luigi.

Para os idealizadores da Comitiva dos Chefs, Dedê Cesco e Marcílio Galeano, a projeto foi um sucesso. “Recebemos mais de seis mil pessoas em três dias de evento. Todos puderam experimentar os mais diferentes pratos e sabores, e ainda aprender novidades sobre nossa culinária local”, destaca a chef Dedê. “Já estamos pensando na próxima edição. O evento se tornará tradicional, para que Mato Grosso do Sul seja lembrado também pelos sabores”, pontua Galeano, que confirma a edição de 2018.

O evento organizado pela Company Eventos, contou com o patrocínio do Sebrae MS e apoio do Comper, MS Gás, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e Governo do Estado de MS.

Foto: Elis Regina Nogueira

Deixe um comentário