Arroz, feijão e ovo: veja segredos para pratos do dia a dia

arroz

Cozinha definitivamente não é sua praia? Erra até em pratos triviais? Calma! Com dicas simples, é possível acertar no preparo de arroz branco, feijão, ovo cozido, omelete, macarrão e panqueca. Reunimos dicas para fazer pratos do dia-a-dia. Confira:

Arroz branco

No preparo, use alho e cebola naturais, esqueça as opções industrializadas. Refogue com pouco óleo e, em seguida, acrescente o arroz, dando mais uma envolvida nos temperos já fritos. Só então coloque a água (quente ou fria). Para cada xícara (chá) de arroz branco, use duas xícaras (chá) de água. A dica para evitar excesso de óleo é cozinhar água junto com algumas folhas de alface por cima, que absorverão o excedente. Depois, basta retirá-las. Deixe a panela semitampada para sair o vapor.

Arroz integral

Para preparar arroz integral, tempere com alho frito e cebola (naturais), junte arroz e a água quente. Aumente a quantidade de água para não ficar seco e duro: para cada xícara (chá) de arroz integral, use três xícaras (chá) de água. Se colocar na panela de pressão, o processo fica mais rápido. Depois que a panela chiar, deixe ferver mais oito minutos e espere sair naturalmente toda a pressão.

Arroz no micro-ondas

Para fazer arroz no micro-ondas, prefira colocar os ingredientes em um refratário de vidro. A receita é a mesma do preparo no fogão, mas utilize água quente. Coloque potência alta e espere de 12 a 16 minutos para duas xícaras (chá) de arroz. “Não há muita vantagem com relação a tempo, mas não faz sujeira e fica gostoso”, disse a chef Ana.

feijao

Feijão

Em primeiro lugar, não jogue fora a água que o feijão ficou de molho, o que evita a perda de nutrientes. Para preparar 1 kg de feijão, deixe de molho em água fervente por 30 minutos. Quando a panela de pressão começar a soltar o vapor, deixe mais 10 minutos e desligue o fogo. Não abra a panela por 20 minutos. Tempere a gosto e deixe ferver por 25 a 20 minutos. Se ficar muito grosso, coloque um pouco de água filtrada quente e deixe ferver mais dois minutos. Caso esteja aguado, espere ferver e reduzir o caldo.
Ovo cozido

Em primeiro lugar, a casca do ovo não pode estar trincada. O alimento também deve estar em temperatura ambiente. Se ferver direto da geladeira, pode rachar com o choque térmico. Coloque em água a 80ºC e espere 15 minutos.

Fonte: Terra

Tags:  , ,

Deixe um comentário