Queijos: os prós e contras

queijo01

Os queijos são ricos em diversos nutrientes interessante para a saúde. Eles são ótimas fontes e cálcio, importante para a manutenção de ossos e dentes, proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo, e em vitaminas A, importante para a visão, e B12, imprescindível para a função neurológica normal.

O alimento é tão interessante que a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) recomenda que os adultos ingiram três porções de lácteos de 50 gramas cada por dia e que crianças consumam três porções de 30 gramas cada diariamente.

Contudo, alguns tipos de queijos possuem altas concentrações de gorduras saturadas, cujo excesso pode levar a doença vascular que a longo prazo há o risco de comprometer o coração, os rins e o cérebro, e sódio, que pode causar o aumento da pressão arterial.

Por isso, listamos treze tipos de queijos que estão entre os mais populares, apontamos seus benefícios e problemas nutricionais e sugerimos a maneira mais saudável de incluir este alimento na dieta. Saiba mais sobre a muçarela, queijo prato, minas frescal, parmesão, cottage, ricota, cheddar, requeijão, entre outros.

Parmesão: rico em cálcio

O parmesão é o queijo que possui a maior quantidade de cálcio. 50 g do alimento, valor diário recomendado, conta com 59% da necessidade do nutriente em um dia. “A função principal do cálcio no organismo é a construção e manutenção da estrutura dos ossos e dentes. Seu consumo é fundamental para a saúde óssea”, explica a nutricionista Bruna Quintanilha, da fabricante de queijos Tirolez.

Além disso, uma pequena quantidade do nutriente atua na contração muscular, inclusive cardíaca e vascular, na transmissão do impulso nervoso e secreção glandular. “Estudos observacionais cada vez mais numerosos passaram a detectar associação entre o consumo de cálcio e o aumento da massa gorda. Acredita-se que o benefício envolva mecanismo celulares nos adipócitos, além de uma ação intestinal”, diz Quintanilha.

O parmesão ainda é o queijo que conta com a maior concentração de proteínas, 50 gramas do alimento possuem 35% das necessidades diárias do nutriente.

Atenção: Infelizmente, ele também é o que conta com os maiores valores de sódio, 33% da necessidade diária em 50 gramas do queijo. Esta substância em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial. Além disso, a mesma quantidade possui 37% da quantidade máxima de gorduras saturadas recomendadas por dia.

Combine com: A Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) recomenda que os adultos ingiram três porções de lácteos de 50 gramas cada por dia. Por isso, se quiser comer uma fatia de parmesão, é recomendado que também ingira uma porção de ricota no mesmo dia, pois ela possui pouco sódio e gorduras saturadas.

Confira os principais nutrientes do parmesão em 50 gramas:

-Calorias: 196 calorias

-Gorduras totais: 13 g

-Gorduras saturadas: 8.2 g

-Gorduras monoinsaturadas: 3.75g

-Gorduras poli-insaturadas: 0.28 g

-Proteína: 17.9 g

-Cálcio: 592 mg

-Sódio: 688 mg

-Vitamina B12: 0.6 mcg

-Vitamina B 6: 0.04 mg

-Vitamina A: 103 mcg

queijo02

 Suíço: rico em proteínas

O queijo suíço é muito interessante para a saúde. O alimento é rico em cálcio, 50 gramas, valor recomendado por dia, possuem 39% das necessidades diárias do nutriente, e em proteínas, conta com 26% das necessidades diárias.

As proteínas dos queijos possuem alto valor biológico e digestibilidade. “Em outras palavras, a proteína do queijo é absorvida quase integralmente na altura do intestino e fornece ao organismo os aminoácidos necessário para o seu desenvolvimento”, explica a nutricionista Flora Lys Spolidoro, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

O queijo suíço ainda é o que possui maior quantidade de vitamina B12. Este alimento ainda é o queijo que conta com a menor quantidade de sódio.

Atenção: Apesar de tantos benefícios, o queijo suíço possui muitas gorduras saturadas, 50 gramas do alimento contam com 40% das necessidades diárias da substância.

Combine com: Ao longo do dia é interessante consumir uma porção de suíço e também uma do cottage, queijo com a menor quantidade de gorduras saturadas.

Confira os nutrientes principais nutrientes em 50 gramas do queijo suíço:

-Calorias: 190 calorias

-Gorduras totais: 13.9 g

-Gorduras saturadas: 8.8g

-Gorduras monoinsaturadas: 3.6 g

-Gorduras poli-insaturadas: 0.46 g

-Proteína: 13.46 g

-Cálcio: 395 mg

-Sódio: 35 mg

-Vitamina B12: 1.6 mcg

-Vitamina B 6: 0.041 mg

-Vitamina A: 110 mcg

 queijo03

Queijo de cabra: rico em vitamina A

O queijo de cabra macio é o tipo que possui a maior quantidade de vitamina A, 50 gramas, o valor recomendado do produto por dia, conta com 24% das necessidades diárias do nutriente. “Ela é fundamental para a visão, uma vez que contribui para que os olhos consigam traduzir o sinal luminoso em sinais neurais. Esta vitamina também é importante para o desenvolvimento embrionário”, diz Quintanilha.

Atenção: Este queijo possui pouco cálcio, 50 gramas contam com somente 7% das necessidades diárias do nutriente. Além disso, o de cabra possui muitas gorduras saturadas, uma porção de 50 gramas conta com 33% do valor recomendado da substância por dia.

Combine com: Como a orientação da ABIQ é consumir três porções de lácteos, é possível comer uma fatia de queijo de cabra, uma de parmesão, que é rico em cálcio, e outra de cottage, que conta com menos gorduras saturadas.

Confira os principais nutrientes em 50 gramas de queijo de cabra:

-Calorias: 134 calorias

-Gorduras totais: 10.5 g

-Gorduras saturadas: 7.2 g

-Gorduras monoinsaturadas: 2.4 g

-Gorduras poli-insaturadas: 0.25 g

-Proteína: 9.26 g

-Cálcio: 70 mg

-Sódio: 229 mg

-Vitamina B12: 0.096 mcg

-Vitamina B2: 0,16 mg

-Vitamina B 6: 0.125 mg

-Vitamina A: 144 mcg

-Fósforo: 248 mg

queijo04

Muçarela: rico em vitamina B12

Um dos motivos que tornam a muçarela uma boa opção é que ela possui alta concentração de vitamina B12. “O nutriente é importante porque participa como coenzima no metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos e também é imprescindível para a formação do sangue e a função neurológica normal”, observa Quintanilha.

Além disso, 50 gramas do alimento contam com 25% das necessidades diárias de cálcio e 22% da quantidade recomendada por dia de proteínas. Você gosta de consumir este queijo derretido? Então, pode ingeri-lo sem medo. “Não há diferenças nutricionais entre o consumo de queijo in natura ou derretido. Atenção apenas para aqueles com acréscimo de probióticos que não devem ser aquecidos, pois isso ocasiona morte aos micro-organismos adicionados”, explica Quintanilha.

Atenção: A muçarela conta com bastante sódio, 50 gramas possuem 15.6% das necessidades diárias do nutriente. A mesma quantidade também possui 29.6% do valor recomendado de gorduras saturadas por dia.

Combine com: Pode ser interessante ingerir ao longo do dia uma fatia de muçarela, uma de queijo suíço, que conta com pouco sódio, e outra de ricota, que possui pouca gordura saturada.

Confira os principais nutrientes em 50 gramas de queijo muçarela

-Calorias: 150 calorias

-Gorduras totais: 11g

-Gorduras saturadas: 6.56 g

-Gorduras monoinsaturadas: 3.2 g

-Gorduras poli-insaturadas: 0.38 g

-Proteína: 11 g

-Cálcio: 252mg

-Sódio: 313 mg

-Vitamina B12: 1.14 mcg

-Vitamina B 6: 0.0183 mg

-Vitamina A: 89 mcg

-Vitamina B2: 0.14 mg

-Fósforo: 177 mg

Fonte: site Minha Vida

Deixe um comentário