Jesus, O Guaraná

DSC00470

Hoje o blog Apetite de Luxo trás para vocês uma matéria interessante e um tanto inusitada, descobrimos a existência de um guaraná chamado Jesus, isso mesmo, Jesus!

O Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante pertencente à Coca-Cola, sendo fabricado e distribuído somente no Maranhão. Sendo, por muitas pesquisas, considerado mais vendido que a própria  Coca-Cola.

Guaraná Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus 17 ingredientes.

A fórmula do guaraná Jesus foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes que, ironicamente, era ateu e chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia então uma bebida muito popular na cidade de São Luís, MA. Entre os ingredientes do refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina.

guarana-jesus1
A família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 1960, quando a fábrica foi vendida para a então Cervejaria Antartica Paulista, sem a marca. Os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial.

Em 1980 a marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes e em 2001 a “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca. Já, em 2008 a Coca-Cola lançou uma campanha para que o povo maranhense escolhesse a nova identidade visual das embalagens do Guaraná.

Devido à campanha de para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design.

Tags:  ,

Deixe um comentário