Tour em vinícola e degustação de vinhos

Olá amigos leitores, vamos a um dos post mais esperados da nossa viagem ao Uruguai. Sempre que viajamos por cidade produtoras de vinhos gostamos de conhecer vinícolas. Já escrevemos aqui no blog sobre nossas visitas na Serra Gaúcha e na Itália e agora é a vez da vinícola Bouza em Montevidéu.
Agendamos o passeio com uma agência de viagens que nos buscou no hotel e o percurso é um pouco mais de 10 km, bem perto da cidade. Logo quando chegamos, já nos sentimos na zona rural, um lugar lindo, com uma paisagem bem típica.
Começamos nossa visita pelo vinhedos, mas nesta época do ano ainda não tem nada nas parreiras. A guia da visita nos explicou toda a história da propriedade e como funciona o sistema de plantio e os tipos de uvas cultivadas, que são: Alvarinho e Chardonnay, em vinhos brancos, e Merlot, Tempranillo e Tannat, em vinhos tintos, sendo esta última variedade que identifica os vinhos do Uruguai.
Logo depois conhecemos toda a linha de produção da marca, o local onde as uvas são selecionadas, os tonéis e o lugar que o vinho envelhece. Tudo muito organizado e feito com os maiores padrões de qualidade, pois os vinhos Bouza são produzidos em pequena escala.
Além da visita guiada pela adega e pelos diferentes vinhedos, há uma coleção privada de carros clássicos que são exibidos num amplo museu.
A coleção é formada por mais de 30 carros e motocicletas fabricados a partir de 1920, representativos da vida do Uruguai desde os anos 30. E no jardim também pode ser apreciado um vagão inglês de 1929 em processo de restauração.
Logo após esse tour pela propriedade vem a melhor parte: a degustação! Provamos quatro vinhos ao total, acompanhados por pães e frios num ambiente belíssimo. No restaurante da vinícola também servem almoço, mas infelizmente não conseguimos reservar.
O primeiro deles foi o vinho branco Chardonnay 2011
NOTAS DE PROVA          
Cor amarela com aroma de pera, abacaxi e frutas cítricas, com notas de pão e manteiga. O paladar é equilibrado, com boa acidez e alto volume. Final longo e saboroso.
VINIFICAÇÃO         
Seleção manual das uvas, fixando-se em 10 ° C. Fermentação em barris, estabilização natural sem o uso de clarificadores. Oito meses em barricas de carvalho francês, com 40% de fermentação e armazenado em tanques de aço inoxidável.
Depois provamos o Merlot 2011
NOTAS DE PROVA          
Cor vermelho púrpura com aroma de frutas vermelhas maduras, com notas de fumo. Paladar equilibrado, com taninos sedosos e final longo.
VINIFICAÇÃO         
Seleção manual da baga da uva por baga, com fermentação a 26 ° C, maceração por 10 dias com duas remontagens diárias e socos para baixo. Envelhecido oito meses em barricas de carvalho francês.
O terceiro vinho foi Tempranillo Tannat 2011
NOTAS DE PROVA          
Vermelho intenso com tons violáceos. No nariz, notas de frutas vermelhas, marmelo e laticínios. Entrada doce, o volume de meio e final vividamente presente.
VINIFICAÇÃO         
Seleção manual da baga da uva por baga, com fermentação controlada a 26 ° C. Maceração durante a fermentação com duas remontagens diárias e perfuração para baixo. Envelhecido nove meses em carvalho francês e americano.
E por último o Tannat 2011
NOTAS DE PROVA          
Intensa cor vermelha rubi com tons de roxo e um médio-alto, com aroma de frutas vermelhas maduras, ameixas e figos com fundo de chocolate. Do ataque macio, se desdobra e se move agilmente na boca, persistente e média final.
 VINIFICAÇÃO        
Seleção manual da baga da uva por baga, com fermentação a 26 ° C, 70% em tanques de aço inoxidável de 15% em recipientes de betão e 15% em cascos de carvalho. Maceração por 10 dias, com duas remontagens diárias. Envelhecido por dez meses em barricas de carvalho francês e americano.
Agora vem a melhor parte! Vamos sortear uma garrafa do Tempranillo Tannat 2011 no nosso blog. Veja como participar no link.

Deixe um comentário