Frutas exóticas no Mercadão Municipal de São Paulo

O Apetite de Luxo está em sua primeira viagem e estamos visitando a capital brasileira da gastronomia, São Paulo. E quando se fala em comida e tradição na cidade paulistana, o que lembramos? É claro, o Mercadão Municipal.

Só de entrar, você já sente o aroma das frutas e o colorido chama a atenção quando passamos na frente das barracas. A primeira fruta que provamos foi o kiwi amarelo da Nova Zelândia. Ele tem a casca mais lisa, sem pelos e por dentro é amarelado. Até o jeito de comer é diferente, corta a fruta ao meio e come de colher. É uma delícia e super docinho.
E melhor ainda, é menos calórico. A cada 100g tem só 55 calorias, além de ser fonte de uma grande variedade de antioxidantes.

Dois kiwis amarelos têm mais vitamina C do que uma laranja e mais potássio do que uma banana.  Isso sem contar que é rico em fibras e por isso ajuda no funcionamento intestinal e na diminuição dos valores de colesterol no sangue.

Outra fruta que provamos foi a lichia da Malásia, também conhecida como rambutan. Tem uma aparência super exótica e sabor diferenciado. Ainda não é muito comum no Brasil, mas já começa a se difundir. A lichia possui nutrientes essenciais, minerais como potássio, magnésio e fósforo e vitaminas hidrossolúveis como vitamina B1, B2 e B3, e especialmente a vitamina C. O interessante é que o teor de potássio e fósforo na lichia é superior ao do pêssego, da laranja, da uva, da maçã e do morango, já os teores de fósforo da lichia são comparáveis aos da banana e os teores de vitamina C com as da laranja, do limão, da carambola da tangerina e do maracujá. Essas duas frutas, degustamos Casa de Frutas Beira Rio que fica na Rua K- Box 21 no Mercadão.

Durante nosso passeio, ainda provamos mais uma fruta exótica, a tangerina kinsey. Ela é uma mistura da mexerica com a laranja, é mais doce, tem suco abundante, é fácil de descascar e não tem sementes. A fruta tem gomos, como uma tangerina convencional, mas seu tamanho lembra o de uma laranja Bahia. Essa tangerina provamos na barraca Irmãos Gomes.

Passear pelo Mercadão é uma verdadeira viagem de aromas e sabores. Os olhos se perdem com tantos coloridos de frutas cristalizadas, temperos, azeites, azeitonas, castanhas e queijos, parte desses produtos você encontra na barraca do Levi.

Não podíamos deixar de comprar gominhas árabes na barraca do Tio Ali, quase uma obrigatoriedades para nós. Mas não pense que nossa aventura no Mercadão acabou. No próximo post contamos mais. Não percam!!!!!


Tags:  

Deixe um comentário