Com pegada sustentável, container é transformado em espaço para venda de cerveja a granel em Campo Grande

grouw

Da cabeça de um engenheiro surgiu a ideia: vender cerveja a granel, em que o comprador leva o seu growler, compra a bebida e a consome em casa. O conceito sustentável visa diminuir a quantidade de garrafas descartadas diariamente. Mas para combinar com o conceito, a condição era que o espaço também deveria ser construído de forma sustentável e assim nasceu o projeto do engenheiro mecânico Marco Aurelio Candia Braga: a Growleria Pantanal, fica na Rua Paraíba, 269, Jardim dos Estados, entre a Av. Afonso Pena e a rua Gal. Odorico Quadros.​

A cerveja adquirida no espaço será envasada no growler: um garrafão, de 1 a 5 litros, em vidro ou cerâmica, capaz de armazenar a cerveja por alguns dias, sem perda de sabor, coloração e aromas. Serve também como objeto de decoração e pode ser personalizado com o nome do dono, de times, a gosto do cliente. O recipiente pode ser lavado e reutilizado. Na Growleria Pantanal, um garrafão destes pode ser comprado a partir de 14 reais.

Marco Aurelio, o idealizador do projeto, importou a máquina que envasa a cerveja nos growlers da Rússia. Em parceria com o cervejeiro caseiro e comerciante Luan Argemon começaram a construir a growleria. Juntos da arquiteta Deborah Rezende, conceberam a ideia de reutilizar um container para reforçar o conceito de sustentabilidade, adquirido em Campo Grande da Costa Container. Com piso em pallets, iluminação em led, em um espaço com reaproveitamento de entulhos e luz natural nos banheiros estava pronto o projeto da Growleria Pantanal. “Pensamos em cada detalhe para evitar ao máximo a interferência nos recursos naturais. Não cortamos nenhuma árvore, fizemos reuso de materiais e reaproveitamos tudo o que já estava no terreno”, relata o engenheiro, acrescentando que o lugar conta ainda com um pomar e uma horta.

Na Growleria Pantanal serão comercializados cinco rótulos da Cervejaria Moagem, a Campo Grande, Dourados e Corumbá, além da Guavira WIT e a Tereré IPA.

 

Deixe um comentário