8 chefs mais reconhecidos do mundo

chefs

Seus pratos são como obras de arte e assim são conhecidos.

Artistas, alquimistas, cientistas, os chefs do século XXI ascendem a uma nova categoria fazendo de suas cozinhas um laboratório para checar os menos mais revolucionários do planeta. Aqui apresento 8 dos chefs mais reconhecidos da atualidade.

1 – Ferran Adrià (Espanha)

Sem dúvida, o chef mais reconhecido da atualidade. Seu restaurante El Bulli foi nomeado por cinco vezes o melhor restaurante do mundo pela reconhecida revista “The Restaurante Magazine”. Adepto de cozinha molecular que é uma estreita relação entre alimentos e química. Adria fechou o El Bulli em 2012 e hoje se dedica a pesquisas e novidades em seu centro de estudos.

2 – Rene Redzepi (Dinamarca)

O novo prodígio da cozinha internacional. É o chef do restaurante Noma, considerado o melhor do mundo em 2010. Discípulo de Ferran Adrià, Redzepi incorpora a sua cozinha uma sensibilidade ecológica e um discurso zen sobre a intima relação entre o homem e a natureza. Entre seus maiores trabalhos, a expressão ao Manifesto da Nova Cozinha Nórdica, é contar principalmente com os ingredientes que se encontram em sua região, sem importar que com o que falem.

3 – Heston Blumenthal (Reino Unido)

O alquimista da cozinha. Por muitos anos seu restaurante The Fat Duck se mantive entre os melhores do mundo. Ele é considerado um nos maiores cozinheiros por seu estilo inovador.

4 – Joan Roca (Espanha)

Chef de cozinha do restaurante El Celler de Can Roca, que tem como sócio seus irmãos Josep e Jordi. Algumas das técnicas culinárias que mais o marcam é a cocção a vácuo (Sous Vide), a perfumação ( uso de perfume, principalmente nas sobremesas) e o uso de defumação com um dos ingredientes.

5 – Alex Atala (Brasil)

Atala não só experimenta os ingredientes típicos brasileiros e as técnicas de cozinha europeu, mas também trabalha com produtos nativos da Amazonia. É formado na frança e trabalha com uma maravilhosa estrutura para criar os fantásticos menus de seus restaurantes D.O.M e Dalva e Dito. Trabalha com ingredientes como Tucupi, Priprioca, Pirarucu, Formigas e muitos outros.

6 – Massimo Bottura ( Itália)

Considerado um artista da cozinha, é um dos poucos chefs italianos que conseguiu alcançar uma lista tão reconhecida. Seu restaurante Osteria Francescana é um ponto turístico a quem visita a cidade de Modena. Segundo Bottura seus pratos falam de tradição, territórios, etc. Sua maior influencia são as terras de sua família, principalmente sua avó. Sua cozinha mostra a tradição italiana, alterando a sua estrutura.

7 – Thomas Keller ( Estados Unidos)

Além de um maravilhoso chef, é um escritor de livros. Em 2007 foi assessor do filme “Ratatouille”, sobre um rato com extraordinário dom culinário. Conhecido por seu perfeccionismo, entre seus pratos são verdadeiras obras primas.

8 – Grant Achatz ( Estados Unidos)

Considerado um dos genes da gastronomia molecular, levou seu restaurante Alinea aos primeiros lugares no mundo. Tem uma cozinha atrevida, onde combina salgado com chocolate e cebola, por exemplo.

Angélica Vitali

Sobre o Autor:
Chef Angélica Vitali, sempre foi apaixonada por gastronomia. Desde criança adorava ver sua avó e sua mãe cozinharem. Cresceu, virou empresária no ramo da publicidade, porém a gastronomia nunca saiu de sua cabeça e resolveu dedicar-se a esta área. Fez formação gastronomia em São Paulo e resolveu especializar-se em Gastronomia Molecular para melhorar seus pratos. Estudou Gastronomia Molecular no Cooking Lab, laboratório de gastronomia molecular do Instituto de Agronomia de Lisboa, em Portugal.

Fonte: www.superchfes.com.br

Deixe um comentário