Madero lança novo posicionamento de marca e revela como o hamburger pode fazer o mundo melhor

A história do Madero é um autêntico e delicioso case de sucesso e da visão empreendedora brasileira. Ela começa com a intimidade com o campo e a comida de verdade e com a grande paixão do empresário Junior Durski desde a infância: o hamburger. 

 

Antes de abrir o primeiro restaurante Madero, em 2005, em Curitiba, Paraná, Junior foi em busca do que seria o cheeseburger perfeito. Viajou aos Estados Unidos e experimentou diversas variações do sanduíche em mais de 70 restaurantes. Voltou com uma ideia clara do que fazer: encontrar a melhor receita e a combinação ideal dos ingredientes, todos sem adição de conservante – pão crocante fresquinho assado na hora, queijo cheddar, alface e tomate frescos, maionese artesanal e hamburger com 85% de carne e 15% de gordura, composição muito mais saudável do que a média utilizada no mercado, sem abrir mão do sabor e do prazer.

 

Agora, essa longa e única jornada será contada pela primeira vez, tendo o próprio Junior e outras pessoas que fazem o Madero ser o que é como protagonistas.

 

A campanha criada e produzida a partir da parceria da marca com a Trip, empresa sediada em São Paulo, conhecida pela longa atuação no jornalismo e na área de estratégia de marcas via conteúdo, o chamado branded content, expressa o novo posicionamento da marca.

 

Ela permitirá ao público conhecer melhor os segredos que fizeram da rede de restaurantes paranaense um dos maiores sucessos recentes do universo do empreendedorismo no país, além da sua receita original para ajudar a transformar o mundo.

 

Ao todo, são sete filmes e sete peças impressas que serão veiculadas pelos principais canais de TV por assinatura, na internet, no cinema e até nos restaurantes da rede.

 

A campanha, que estreou dia 01 de dezembro, é resultado de um estudo profundo de marca realizado pela Trip, a convite de Durski, para que o Madero pudesse clarear totalmente sua identidade, e em seguida expressá-la por meio da comunicação, deixando muito evidentes seus valores e sua missão: promover para todos os públicos com os quais se relaciona, internos e externos, uma experiência de bem-estar e de conexão direta com o melhor da vida.

 

Usando a metodologia proprietária da Trip , batizada de Deep Dive, uma imersão de três meses de duração, que incluiu pesquisas em profundidade e dezenas de entrevistas e workshops com todos os stakeholders que fazem a marca Madero, a equipe de consultores apurou todos os detalhes do código genético da marca e da história da rede e, entre outras coisas, elaborou, a partir desta apuração, um manifesto da marca, com as diretrizes e os valores que a representam.

 

Entre eles, estão:

  • Preocupação cada vez maior com o bom uso do tempo e com a qualidade de vida;
  • Definição objetiva daquilo que a marca entende como alimentação saudável;
  • Estabelecimento de vínculos fortes com produtores locais de alimentos;
  • Respeito à tradição e aos valores brasileiros;
  • Valorização da formação, da evolução e do respeito aos funcionários e sócios;
  • Capacidade de Durski de antecipar algumas tendências globais de gestão e de vida para o cenário do Brasil.

 

O trabalho tocou todos os pontos da organização, culminando com a construção da virada do slogan principal da empresa, que evolui de “O Madero faz o melhor hamburger do mundo” para, em uma inversão transformadora da ordem das palavras, “O hamburger do Madero faz o mundo melhor”.

 

 

 

POR DENTRO DO MADERO

 

Estrategicamente instalados em shoppings e estradas pelo país, além de um endereço em Miami, nos Estados Unidos, os espaços escolhidos para receberem os restaurantes também destacam a visão empreendedora do chef Junior, que soube ver no momento de crise do país a oportunidade para investir no setor de casual dining no Brasil. Resultado: somente entre 2014 e 2017, a rede abriu mais de 60 unidades, todas próprias, fechando o ano com mais de 110 restaurantes. Por mês, são vendidos na rede Madero mais de 1 milhão de hamburgers, com média de 50 mil pessoas atendidas diariamente em todos os restaurantes.

 

Atenção aos detalhes e cuidado com a qualidade, aliados ao preço honesto e acessível, se tornaram marca registrada do Madero e foram fundamentais para sua expansão. Hoje, mais de 4 mil pessoas trabalham na rede e ela é 100% verticalizada: em nome da qualidade, o grupo possui uma Cozinha Central no Paraná que produz a maior parte dos insumos. Além disso, o Madero tem como missão transformar seu entorno e a vida de quem participa da construção da marca, investindo cada vez mais em capacitação de pessoas. A grande popularidade da rede foi conquistada no boca a boca, sem investimentos publicitários significativos, graças ao compromisso em servir bem e ao cuidado em cada ponta: do atendimento à decoração; dos ingredientes mais saudáveis e saborosos ao modo de preparo; do bom clima de trabalho e da iluminação sutil dos ambientes à responsabilidade ambiental.

 

O QUE DIZEM OS FUNDADORES

 

Para Junior Durski, chef e fundador do Madero, a nova campanha representa um marco importante para a Rede. “Nunca contamos a nossa história em detalhes. As pessoas vão ao Madero, gostam da comida, do atendimento e do ambiente, mas nos perguntam como tudo é feito. O que faz o Madero ser o que é. Nossos valores são fortes. Ao mostrarmos um pouco do nosso dia a dia, do que é importante para nós, compartilhamos nossos valores, a confiança que temos no desenvolvimento, no crescimento com dedicação, na inovação e no carinho pelo que fazemos. A nova campanha traz isso ao público, a essência da história do Madero vivida intensamente pelos nossos mais de 4 mil funcionários. Uma história que não é contada apenas por mim, mas por pessoas que fazem parte dela.”

 

Para Paulo Lima, fundador da Trip, atuar como parceiro do grupo Madero em um momento de tanto brilho da empresa tem sido algo bastante especial: “Nesses 31 anos de Trip e mais de 20 pensando estratégias de marca e conteúdo para grandes empresas, não me lembro de ter cruzado com uma história tão incrível e original de empreendedorismo genuinamente brasileiro. O Junior e seus aliados conseguiram juntar alguns dos conceitos mais modernos de gestão de gente, processos, tecnologia e logística com o que há de mais simples e verdadeiro nas melhores tradições das famílias que construíram e constroem o Brasil. Para a Trip é um enorme privilégio ajudar a empresa a enxergar melhor sua alma e expressá-la de forma muito leve, clara e despretensiosa – e o melhor, é tudo verdade!”.

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