Henrique Fogaça se apresenta domingo na Cozinha Show em Dourados

fogaça

Ícone da gastronomia contemporânea no Brasil, chef executa pratos exclusivos e ainda conversa com público sobre empreendedorismo. Do atendimento ao público no banco em que trabalhava à atual rotina entre panelas e sabores, Henrique Fogaça possui uma trajetória de sucesso como empreendedor no setor de alimentação fora do lar.

O dono do renomado restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo, e jurado do reality show MasterChef – programa recorde de audiência em cadeia nacional – vem a Mato Grosso do Sul pela primeira vez para participar da Rota do Desenvolvimento no dia 25 de outubro com duas aulas show das 18 às 22 horas, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz em Dourados, região Centro-Sul do estado. Descoberta – Piracicabano de 41 anos, Fogaça descobriu seu talento na cozinha por necessidade. Chegou a São Paulo aos 23 anos e, por decidir comer bem, começou a preparar suas marmitas para levar durante o expediente do banco no qual trabalhava. Com o passar do tempo, foi tomando gosto pela cozinha e passou a pedir receitas à avó que na ocasião morava no interior de SP. “Sempre gostei de comer bem.

Quando fui para a Capital, percebi que para comer bem eu teria que aprender a cozinhar. Minha avó me dava várias dicas de culinária e, por isso, fui atrás de um curso de gastronomia. No começo eu não via isso como um trabalho. Mas me interessei e comecei a buscar oportunidades nesta profissão“, disse ao jornal Extra em julho desse ano. Gastronomia & Negócios – Henrique Fogaça ainda relata que deixou o banco para estudar gastronomia, entretanto, para sobreviver na Capital Paulista, precisou criar um meio de continuar a trabalhar. A ideia de empreender veio com a venda de hambúrgueres em uma Kombi – o que antes era considerado trabalho ambulante, já que na época ainda não existia o segmento dos famosos food trucks. Após estagiar no restaurante D.O.M, do chef estrela do Guia Michelin, Alex Atala, Henrique Fogaça abriu o Sal Gastronomia em São Paulo em 2005. Eleito chef revelação pelas revistas Veja São Paulo e Prazeres da Mesa, em 2012 criou a Feira Gastronômica de comida de rua e em 2013 abriu o pub Cão Véio e o bar Admiral’s Place. Fogaça em MS – Ao Sebrae/MS, o chef relata que esta será a primeira vez que participará de um evento voltado ao desenvolvimento local no estado. “Ainda não fui para o Mato Grosso do Sul a eventos. Mas sei que é uma terra que possui um grande potencial de crescimento.” Sobre os desafios de abrir uma empresa, o chef é realista. “Empreender não é fácil, tive minhas dificuldades no começo, mas foi tudo superado graças ao fato de eu nunca ter feito loucuras, sempre fui muito pé no chão.

Cair é normal, mas a queda tem de ser minimizada com precaução.” Henrique Fogaça ainda considera que Mato Grosso do Sul, por possuir insumos da terra e ser um estado fronteiriço com a Bolívia e Paraguai, já é potencial de negócio por se tratar de algo diferente do restante do país. “Essa mistura já é um diferencial. Cabe a cada um saber em que se focará porque o especialista em tudo não é especialista em nada”, concluiu.

Participação – As inscrições para a Rota do Desenvolvimento em Dourados são gratuitas e podem ser feitas através do site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br. Outras informações são obtidas pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800. São realizadores do evento: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Dourados, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS. Fonte: ASN/MS

Deixe um comentário