9 coisas que você NÃO sabia sobre o MasterChef

masterchef

A grande final do Masterchef 2015 ocorre amanhã, dia 15. Já há muitas informações na internet a respeito do grande vencedor. Nós do blog já lemos algumas coisas, mas não vamos criar nenhum spoiler neste post. Veja algumas curiosidades do programa.

Com 6,5 pontos de média na segunda temporada, o MasterChef, da Band, está fazendo ainda mais sucesso que a primeira. Na terça-feira (4), liderou a audiência por meia hora. Com cenas engraçadas, tensas, heróis e, vá lá, “vilões”, o programa estrelado por Ana Paula Padrão, Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça é o mais comentado do Twitter (são 300 000 mensagens a cada episódio) e conquista milhões de fãs.

Os bastidores, porém, podem ser tão interessantes quanto o que vai ao ar. Confira abaixo nove informações que você provavelmente não sabia sobre a atração.

1. A avaliação dos pratos é feito com notas numéricas

Isso não vai ao ar, mas os jurados atribuem uma nota objetiva a cada prato. A média de avaliação define o melhor e o pior do dia. Às vezes, o resultado se dá por uma questão de décimos. E isso tem a ver com o próximo tópico, que vai deixar os fãs de cabelo em pé.

2. Por que todos preparam dois pratos, se apresentam apenas um para o júri?

Já reparou que isso acontece em várias das provas feitas em estúdio? A justificativa vai deixar os fãs de cabelo em pé. Quando os competidores terminam suas receitas e Ana Paula Padrão grita “Para tudo!”, as luzes se apagam e a equipe técnica vai almoçar. Enquanto isso, os três jurados se reúnem em uma sala, provam o que foi apresentado e conferem uma nota para cada concorrente. Ou seja, quando experimentam a comida na frente de quem cozinhou, já sabem que sabor terá e se aquela pessoa vai sair ou não.

3. “Para tudo!”

Na cartilha internacional do MasterChef, a orientação era dizer “mãos ao alto!”. Ana Paula Padrão convenceu a equipe que a expressão pegaria mal no Brasil.

4. As comidas que você não vê

O telespectador não vê nem a cara dos pratos mais saborosos que chegam ao estúdio: os que vêm do restaurante dos próprios chefs. Jurados costumam pedir comida para todos provarem. Os pães do Arturito, de Paola Carosella, fazem o maior sucesso.

5. O desmaio que não foi ao ar

Na primeira temporada, a participante Cecília desmaiou durante uma prova, na frente dos jurados, quando apresentaria um prato. Seria um prato cheio para qualquer reality show. Mas o diretor Patricio Diaz preferiu descartar o drama.

6. Visita deletada

As gravações que o MasterChef faz na casa dos participantes incluiu o participante Estéfano, um dos mais queridos da primeira temporada. Mas a direção decidiu não exibir a visita. Ele vive em uma favela, no Jardim Cristiane, em Santo André. Avaliou-se que mostrar que a história simples tiraria o foco de uma questão mais importante para o rapaz: seus dotes culinários. Ou seja, ele atrairia a torcida pela história de superação, e não pelo talento. (Nossa reportagem o visitou no ano passado. Leia aqui).

7. O sumiço de Ana Paula Padrão

Em um dos próximos episódios, haverá uma prova sem a apresentadora do show. O motivo tem a ver com o episódio exibido na terça-feira (4), passado em Manaus. Ela começou a se sentir mal e médicos suspeitaram que havia contraído algum vírus amazônico. Após dois dias de internação no Hospital Israelita Albert-Einstein, chegaram a conclusão de que se tratou de uma infecção respiratória causada por baixa de imunidade.

8. A escalação de Aritana

Aritana foi considerada pelo público uma figura quase famosa, por ser filha de Oscar Maroni, dono da boate Bahamas. Mas não algo proposital. A equipe da Band só descobriu o parentesco quando a seleção estava no top 100.

9. A final já está sacramentada

Sim, o fã do programa sabe que a final já foi gravada, os jurados provaram os pratos do desafio derradeiro, mas o vencedor só será anunciado na grande final, em 15 de setembro. Mas o que garante que os jurados não mudarão de ideia sobre o vencedor, com base em critérios como audiência e favoritismo do público? Resposta: o cartório. O campeão não está apenas escolhido, mas registrado oficialmente. Quem tem o nome: apenas os três jurados e o diretor.

Fonte: Brasil Post

Deixe um comentário