Chef ensina almoço de Dia das Mães para fazer em casa

foto6culinariachefensinaprato

 

Já pensou em surpreender sua mãe, nesta data especial, fazendo você mesmo o almoço de domingo? Isso mesmo. Cozinhar para o Dia das Mães pode ser um presente pra lá de marcante se você prestar atenção em todos os detalhes.

Quem entende do assunto diz que fugir das filas nos restaurantes e dar ao almoço da mamãe aquele toque carinhoso de “feito em casa e com amor” pode marcar ainda mais a data. “Os pais e filhos que quiserem surpreender podem apostar nesta rica combinação, que é fácil de fazer, agrada a todos os apetites e pode ser dividido com a família”, diz Nádia Pizzo, chef de cozinha do restaurante Ráscal.

Para ajudar nesta tarefa, a especialista no assunto indica um cardápio simples feito de entrada + prato principal + sobremesa que tem tudo para encantar as mamães. Confira, a seguir, a receita e o passo a passo de como executá-las. Não perca dicas preciosas para fazer o almoço nota 10.

Entrada: Salpicão De Peru

foto2culinariachefensinaprato

Ingredientes
400 gramas de peito de peru
1 pimentão amarelo cortado em palitos finos
1 pimentão vermelho cortado em palitos finos
2 cenouras e meia cortadas em palitos finos
2 abobrinhas e meia cortada em palitos finos
3 galhos de salsão cortados bem finos
1 colher (de sopa) de mostarda
1 xícara de maionese
3 colheres (de sopa) de dill fresco picado
¼ colher (de chá) de pimenta do reino quebrada

Modo de preparo
Lave em água corrente todos os legumes e corte em palitos bem finos. Cozinhe os legumes em água fervente durante 4 minutos, até ficarem “ao dente”. Coloque gelo em um recipiente grande e cubra com plástico. À medida que for retirando os legumes da panela, espalhe-os sobre o plástico gelado para interromper o cozimento rapidamente. Quando os legumes esfriarem completamente, misture todos os ingredientes. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Prato Principal: Tortelli de Banana da Terra com Queijo Meia Cura

foto3culinariachefensinaprato

Ingredientes
Massa
400 gramas de farinha de trigo branca
1 kilo de farinha de semolina
10 ovos
5 gemas
2 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de vinagre branco

Recheio
600 gramas de banana da terra
150 gramas de queijo meia cura ralado
100 gramas de ricota peneirada
1 pitada de canela
1 pitada de noz moscada

Modo de preparo
Massa
Misture os ovos, as gemas, o azeite, o vinagre e o sal e reserve. Misture as duas farinhas na batedeira, junte a mistura de ovos e bata até dar o ponto. Forme uma bola compacta. Coloque dentro de um saco plástico, retire o ar e feche bem. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Abra a massa com rolo, até uma espessura de mais ou menos 3mm. Corte em fatias grossas de mais ou menos 30cm de comprimento e 20cm de largura, para rechear. Com cortador de pastel, após rechear, efetue cortes de 4x4cm.

Recheio
Lave as bananas, corte e descarte as extremidades. Em uma panela coloque a água e quando levantar fervura acrescente as bananas e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem macias (verifique com um garfo). Escorra, retire as cascas, corte as bananas ao meio, descarte as sementes. Em uma tigela coloque as bananas, o queijo, a ricota, a canela e a noz moscada e misture bem. Para finalizar, moa uma vez em uma peça fina e recheie os tortellis.

Sobremesa: Cheesecake de Limão com calda de frutas vermelhas

foto4culinariachefensinaprato

 

Ingredientes
Cheesecake
800 gramas de cream cheese
250 gramas de açúcar
1 colher (de chá) de baunilha
3 ovos
½ xícara de creme azedo
2 gemas

Calda
2 xícaras (de chá) de morangos em pedaços
3/4 de xícara (de chá) de amora
1/2 xícara (de chá) de açúcar
2 colheres (de sopa) de água
3 colheres (de sopa) de amido de milho
2 xícaras (de chá) de morangos pequenos inteiros bonitos
1 xícara (de chá) mais 1/3 de framboesa

Farofa que envolve o cheesecake
1 Pão de ló

Modo de preparo
Cheesecake
Pré-aqueça o forno a 110ºC. Separe algumas forminhas e coloque uma rodela de pão de ló no fundo de cada uma. Bata o cream cheese na batedeira e adicione o açúcar, a baunilha e os ovos. Bata bem e coloque o creme azedo. Faça isso até virar um creme. Despeje cuidadosamente esse creme sobre o pão de ló na forma anteriormente preparada e leve ao forno em banho-maria por 30 minutos. Desligue o forno, retire do banho-maria e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Cubra a cheesecake com a outra rodela de pão de ló e finalize com chantilly. Retire da forma na hora de servir e enfeite com raspas de limão e calda de frutas vermelhas.

Farofa que envolve o cheesecake
Fatie o pão de ló e asse a 170°C por sete minutos. Retire do forno, amasse até ficar uma farofa bem fina e peneire.

Calda
Coloque em uma panela o açúcar, a água, os morangos e as amoras, mexa e leve ao fogo alto com a panela tampada até levantar fervura. Dissolva o amido de milho na água, destampe a panela com a calda e abaixe o fogo. Adicione a maisena dissolvida à calda e mexa até ficar com uma cor brilhante. Adicione os morangos inteiros, misture com cuidado e aumente o fogo. Quando começar a ferver acrescente a framboesa e misturar delicadamente para não desmanchá-las. Quando voltar a fervilhar, desligue o fogo e deixe a calda esfriar com a panela tampada. Retire da panela e sirva.

Fonte: Site Terra

Deixe um comentário