Como preparar seu corpo para os excessos do Natal

Confira uma série de dicas para que você consiga aproveitar sua ceia sem arrependimentos.

798997179008268185

 

De todas as festividades do ano em que aproveitamos para nos empanturrar, o Natal é provavelmente a data que leva isso às máximas consequências. O resultado, normalmente, é um monte de gente incapaz de levantar um dedo sequer ao fim da festa (ou mesmo antes disso), tamanha a gula das pessoas diante do banquete.

Mas isso não precisa ser assim. E para tal não é necessário nada drástico, como trocar aquela deliciosa fatia de peru por um pedaço de aipo ou abdicar o banquete por completo. Basta seguir as dicas abaixo, recomendadas pelo pessoal do Discovery News; assim, você não vai acabar se arrependendo amargamente, no fim da noite, daquela garfada a mais de comida.

Antes da ceia
Estar preparado para a ceia de Natal não é uma tarefa fácil. Não basta simplesmente tomar algumas medidas quando o banquete chega: você precisa começar a condicionar seu corpo bem antes – quanto mais cedo, melhor preparado seu organismo vai estar.

EXERCITE-SE
Não, nós não estamos tentando dar dicas de como ter uma vida saudável (afinal, isso aqui é um tutorial de como se preparar para um banquete). O fato é que se exercitar ajuda o corpo a lidar com os nutrientes e a energia trazidos pela comida – você provavelmente deve lembrar daquela sensação de fome que vem logo depois de uma longa caminhada.

798997179291430-t640

Com isso, seu corpo vai passar a pedir e processar mais calorias — o que, por sua vez, significa que você chegará em forma para o banquete, se começar logo, e ainda vai poder se dar ao luxo de comer tranquilamente algumas garfadas extras.

COMA BEM
Aproveitando que você já começou a se exercitar mais, por que não deixar se corpo ingerir aquelas calorias extras que ele anda pedindo? Diferente do que várias pessoas pensam, comer muito pouco antes de uma grande refeição tende a ter o resultado contrário ao desejado.

Isso acontece porque, comendo pouco, seu estômago vai estar despreparado para a hora do banquete. Logo, ele não vai conseguir esticar suas paredes para dar espaço para a comida ingerida. “Você acabaria se sentido pior”, disse a professora de nutrição Joanne Slavin, da Universidade de Minessota. “Comer à altura [da ceia] seria melhor”, explicou ela.

7989971792914421-t640

“Quer dizer então que preciso comer o equivalente a uma ceia de Natal pelos próximos dias?”, você pergunta. Não é para tanto – até porque nenhum exercício o salvaria de engordar, nesse caso. Apenas não se preocupe em deixar de se alimentar no dia da ceia (nem nos dias anteriores).

Durante a ceia
Está bem. Você se exercitou para o banquete e se alimentou corretamente para preparar seu estômago. Mas e agora? O principal segredo aqui é usar a cabeça, como você pode ver logo abaixo.

PLANEJAMENTO É TUDO
Por mais que pareça estranho fazer isso para uma ceia, é importante pensar de maneira estratégica antes de “partir para o ataque”. Afinal, de que adianta se empanturrar na entrada e acabar sem um único espaço para a sobremesa que você tanto queria? O melhor aqui é pegar tudo o que você deseja provar em pequenas porções. Se necessário repita o prato até estar satisfeito.

Tente também não se esquecer de levar em conta o segundo banquete, caso você vá participar de mais de uma ceia. Afinal, não adianta nada gastar todo o espaço de seu estômago na primeira festa e ter que lutar para cada porção no evento seguinte.

ATENÇÃO PARA O QUE VOCÊ COME
Um dos erros mais comuns que cometemos durante qualquer refeição é não dar atenção aos sinais de nosso corpo. Em uma ceia com tantos pratos difíceis de resistir, porém, a situação é ainda pior, já que muitos se focam apenas em comer o mais rápido possível para não acabar perdendo a chance de repetir.

7989971792914544-t640

Por isso, fique atento a qualquer sensação de desconforto que vier até você. Não estar mais sentindo fome é uma boa indicação; sentir-se um pouco satisfeito é uma ótima dica de que chegou a hora de parar. Já ter a impressão de que é melhor afrouxar o cinto… Bem, digamos que, nesse caso, você provavelmente passou da conta.

“E por que parar antes de se sentir cheio?” A explicação para isso é simples. É importante lembrar que, embora a comida desça em questão de minutos até o estômago, nós não sentimos o reflexo disso imediatamente.

Logo, quem está satisfeito provavelmente estará se sentindo cheio dentro de poucos minutos, enquanto aqueles que sentem-se perto de explodir vão se arrepender ainda mais pouco tempo depois. Por isso, pare antes de passar do limite – você provavelmente já chegou a ele e nem percebeu.

LEMBREM-SE DAQUELES DE “ESTÔMAGO FRACO”
Quem é intolerante ou alérgico a algum tipo de alimento provavelmente já está preparado para se informar sobre isso. Mas sempre é uma boa ideia relembrar: pergunte se há algo que pode fazer mal a você antes de começar a comer.

Já para os anfitriões, lembrem-se de fazer pratos com alimentos variados, para evitar que alguém alérgico ou intolerante acabe sendo obrigado a apenas assistir os outros comendo.

Depois da ceia
Por mais que você siga todas as dicas acima, é provável que o resultado ainda seja um pouco abaixo do esperado. Felizmente, existem soluções para compensar o excesso de comida no seu estômago.

TIRANDO UM COCHILO

7989971792914712-t640

Sabe aquele sono relaxante que costumamos ter após comer demais? Pois saiba que é uma ótima ideia se deixar levar por ele. Isso porque o processo de digestão costuma levar, em média, duas horas — tempo esse em que você se sentirá bastante indisposto, devido ao trabalho que seu corpo está passando para se livrar de tanta comida. Então dormir pode ser uma solução simples para que essas horas passem depressa.

EXERCITE-SE MAIS
Vamos considerar que, infelizmente, o cochilo de duas horas acabou e mesmo assim você continua cansado. A solução então pode ser fazer alguns exercícios leves, como brincar de “tocar a bola” ou algo que exija algum movimento. Mas também não exagere para não passar mal (correr uma maratona ou jogar uma partida de futebol definitivamente não é uma boa ideia).

Exercitar o corpo também é, obviamente, uma ótima maneira de aliviar a culpa de ter ingerido tantas calorias. Então aproveite a situação e tente seguir uma vida saudável, ao menos pelos próximos dias. Você pode acabar se sentindo muito bem com isso.

Aproveite o banquete
Talvez o mais importante de todos os itens da lista seja esse. Isso porque se preocupar tanto com algo assim definitivamente é o pior que alguém pode fazer: você não vai aproveitar a refeição e ainda terá que arcar com as consequências de comer mais que o normal.

7989971792914843-t640

Apenas lembre-se de que uma ceia de Natal no ano não traz grandes efeitos colaterais para ninguém. Então, a não ser que você planeje um banquete como esses por semana, sinta-se tranquilo para exagerar um pouco.

Reprodução do blog Mega Curioso

 

Tags:  

Deixe um comentário