Conheça a história e algumas curiosidades sobre os refrigerantes

refri1

No século 18, bebidas com gás eram consideradas fontes de boa saúde e recomendadas por médicos e farmacêuticos. Isso levou à criação de líquidos gaseificados artificialmente e que, aos poucos, foram recebendo outros ingredientes até chegarem aos produtos que hoje chamamos de refrigerantes e similares.

Conheça um pouco da história da bebida que hoje é consumida em volumes que beiram os 15 milhões de litros por dia, apenas no Brasil.

1767

É criada a primeira bebida com gás pelo inglês Joseph Priestley.

1770

O suíço Torbern Bergman cria uma máquina que gaseifica a água, tornando possível a produção de água com a substância.

1810

É patenteada nos Estados Unidos a água gaseificada artificialmente.

1832

John Matthews inventa máquina para adicionar gás à água e começa a vender os aparelhos. Consumir a bebida era considerado bom hábito para a saúde. Nessa época, sabores e ingredientes começam a ser adicionados à água, como ervas e extratos de frutas. Bebidas do gênero são vendidas em farmácias e tornam-se populares nos Estados Unidos.

1881

O primeiro refrigerante sabor cola é criado.

1886

Coca- Cola é inventada por John S. Pemberton, em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas nove copos de Coca-Cola por dia.

1892

Até esse ano o principal desafio era o de criar um fechamento que mantivesse o gás dentro da bebida, quando foi criado um selamento à base de cortiça por William Painter.

1889

É criada a bebida que daria origem à Pepsi por Caleb Bradham, um farmacêutico que vendia bebidas gaseificadas aos clientes e uma das mais populares chamava-se “Brad’s drink”, feita de água com gás, açúcar, baunilha, óleos e noz-de-cola, da árvore africana Cola.

refri2

1903

O nome Pepsi-Cola é registrado.

1910

Caleb Bradham perde a marca apostando na alta do preço do açúcar na bolsa. Os preços caíram e em 1923 ele foi à falência.

1916

A Coca-Cola lança a garrafa com a logomarca em relevo a fim de conseguir se diferenciar das demais marcas que proliferavam nos Estados Unidos. A criação é da Root Glass Company de Terre Haute, Indiana, em um concurso para criação do objeto.

1920

Apareceram as máquinas para a venda automática de bebidas gaseificadas.

1921

É lançado no Brasil o Guaraná Antarctica, com o nome de Guaraná Champagne Antarctica. A empresa afirma que comprava o fruto diretamente de fornecedores da região de Maués (AM) para produzir o extrato em sua unidade em São Paulo.

1923

É criada a embalagem com seis unidades, popular até hoje.

refri3

1929

É criada por Charles Leiper Grigg a bebida atualmente conhecida como 7 Up, lançada como “Bib-Label Lithiated Lemon-Lime Sodas”.

1937

É criada a Tubaína, na fábrica Rerráspari, em Jundiaí, interior de São Paulo. No início a empresa produzia vinhos, aguardentes, vermutes, xaropes e balas no sabor de tubaína e mais tarde substituiu a produção do doce pelo refrigerante de mesmo sabor.

1940

A Pepsi foi a primeira empresa a criar um jingle que foi divulgado em todo os Estados Unidos, chamado de ‘Nickel Nickel’.

1940

A Coca-Cola passa a ser produzida no Brasil, em fábrica em Recife, Pernambuco. Depois, foram criadas unidades de produção no Rio de Janeiro. Em 1942, passou a ser vendida também em garrafas pequenas.

1950

A Cola-Cola Company lança a Fanta, desenvolvida uma década antes, nos anos 1940.

1952

É lançado o primeiro refrigerante diet.

1954

O Grupo Schincariol lança a Itubaína, refrigerante fabricado em Itu, interior de São Paulo.

refri4

1957

É criada a lata de alumínio.

1959

É criada a versão diet da Coca-Cola (TAB).

1961

A Coca-Cola Company lança o refrigerante Sprite.

1962

A Antarctica inaugura uma unidade industrial no Amazonas para fabricação do extrato de guaraná que até então era produzido em São Paulo.

1962

O anel para abrir latas de alumínio é inventado.

1970

São lançados refrigerantes em garrafas plásticas.

1973

É criada a garrafa PET.

1971

A Antarctica passa a produzir frutos do guaraná na Fazenda Santa Helena e começa a estudar a planta, que cresce agarrada a outras para chegar à luz do sol e não é hermafrodita, portanto depende de agentes externos para reproduzir-se.

1981

É lançada a Coca-Cola em lata.

1983

O consumo anual do refrigerante no Brasil chega aos 3,8 bilhões de litros, fazendo do país o terceiro mercado no mundo para a bebida, só superado pelos Estados Unidos e pelo México.

refri5

1985

A Coca-Cola se torna o primeiro refrigerante a ir para o espaço.

1987

Dolly lança o primeiro refrigerante diet brasileiro.

1989

É lançado pela Pepsico o refrigerante H2OH! nos Estados Unidos, mas logo foi retirado do mercado devido ao fracasso das vendas.

2002

A Pepsi produz um dos comerciais mais caros do mundo, no valor de US$ 8 milhões. Veiculado durante o Superbowl, trazia a cantora pop Britney Spears representando como foi o consumo de Pepsi durante as cinco décadas passadas. Ela ia trocando de figurino conforme a década mudava e cantando também músicas conforme as batidas e ritmos de cada movimento cultural. Por fim, vem o slogan: “For those who think young.”

2003

Em meio a pesquisas para reformular o refrigerante Seven Up, com quedas nas vendas, a Pepsico decide relançar o H2OH!, com menores quantidades de gás na comparação com os refrigerantes tradicionais, mas com o mesmo sabor limão do irmão Seven Up.

2005

O H2OH! é lançado na América Latina. Em 2006, é lançado no Brasil e é vendido como uma água saborizada e logo alcança grande sucesso no mercado, fazendo com que a Ambev, sua fabricante, amplie o volume de fabricação. Em 2007, representou 23% do total das vendas de bebidas light e diet em São Paulo. O produto foi alvo de uma ação da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM) que alegava que o nome induzia o consumidor a entender que estava bebendo água e não um refrigerante.

2008

Segundo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgado pelo IBGE em 2011, os brasileiros consomem mais de 15 milhões de litros de refrigerante por dia.

2013

A Pepsi remodela suas garrafas depois de mantê-las há 17 anos com o mesmo design. A partir de abril, as embalagens ganham um contorno que facilita o manuseio. O novo visual, mais jovem, faz parte da campanha “Live for now” e por enquanto está restrito aos produtos vendidos nos Estados Unidos.

refri6

Hoje

No mundo inteiro, por ano, são consumidos em média 89,8 litros de refrigerante por pessoa. Só nos EUA, são consumidos aproximadamente 49,78 bilhões de litros por ano. No Brasil são 14,33 bilhões. A Coca-Cola detém 60% do mercado mundial de refrigerantes. A Pepsi, 25%, e outras marcas juntas possuem 15%. No Brasil, a Coca-Cola possui 57,7% do mercado, contra 10,2% da Ambev, do Guaraná Antarctica e outros.

Hoje

Um total de 94% da população mundial reconhece a marca Coca-Cola, a mais conhecida do mundo, onde 1 bilhão de produtos da marca são consumidos todos os dias e 10.450 refrigerantes Coca-Cola são consumidos por segundo.

Fonte: Terra

Deixe um comentário