Mitos e verdades de congelados

A carne congelada, temperada e cozida dura mais do que a crua no freezer?


Verdade: o nutrólogo Celso explica que a carne já preparada poderá ter um prazo maior no freezer. “Isso porque ela já sofreu com altas temperaturas, as bactérias já foram eliminadas, então, isso torna o processo mais seguro. A carne crua deve ser consumida mais rapidamente”, diz, completando que o tempo máximo recomendado para a preservação da carne é de três meses congelada e, pronta, até no máximo seis.


Para congelar, é preciso esperar que o alimento esfrie?



Mito: o nutrólogo explica que o ideal é justamente o contrário: congelar o alimento ainda quente. “Quanto mais tempo o alimento fica exposto na atmosfera, maior o risco de contaminação”, afirma, explicando que a manipulação do alimento nesse momento é determinante para o tempo de duração no freezer. “Quando falamos de comida congelada, estamos pensando em bactéria, porque mesmo com frio ela pode se proliferar” Ele recomenda que a comida seja armazenada, no máximo duas horas depois de servida, e sempre evitando a exposição e a contaminação com as panelas abertas.


Qualquer tipo de alimento pode ser congelado?



Verdade: de acordo com os profissionais ouvidos, não existe um tipo de alimento que não possa ir para o freezer. O que acontece é que alguns tipos perdem consistência e sabor quando submetidos a baixas temperaturas. É o caso das frutas ou alguns tipos de legumes. Atenção também para pratos que levam ovos crus – como macarrão à carbonara – pelo risco de contaminação por bactérias.


Fonte: site Terra

Tags:  

Deixe um comentário