Mitos e verdades de congelados

Após descongelado, um alimento não pode ser congelado novamente?


Foto: Getty Images
Verdade: de acordo com a nutricionista Paula Castilho, o ideal é não congelar mais o alimento. Isso porque, ao descongelar, ele já está mais propenso à contaminação por bactérias, então deve ser consumido na hora.

Legumes congelados perdem as propriedades?


Foto: Getty Images

Verdade: apesar de a resposta ser afirmativa, Paula avisa que a perda de propriedades é muito pequena. “Para quem não tem tempo, é preferível comer legumes congelados a simplesmente não comer”, explica. Sendo assim, o congelamento de vegetais está liberado, mas para quem quer garantir um resultado ainda mais saudável, o ideal é congelar o alimento puro, e não os industrializados, vendidos em saquinho. “São riquíssimos em conservantes”, explica.


Alimentos congelados não vencem?


Foto: Getty Images

Mito: Celso reforça que a presença do ar nas moléculas permite o processo de oxidação até mesmo em baixas temperaturas. “Dependendo do alimento, recomendamos o consumo em no máximo três meses”, completa Paula. Uma dica para prolongar a conservação é limpar o freezer quinzenalmente, para não criar gelo, e ficar atento à temperatura, que deve sempre ter como parâmetro o alimento que exige menor temperatura. Confira os padrões abaixo:

Carne e frango – até 4°C

Peixes – até 2°C

Hortifruti cru – 8°C

Hortifrútis cozidos – 4°C

Embutidos e laticínios – até 4°C

Molhos – até 6°C

Bebidas em geral – até 10°C


Fonte: site Terra

Deixe um comentário