Brinde o dia de hoje com uma bela taça de sorvete

Uma sobremesa que é unanimidade, é o sorvete, ainda mais numa terra quente como a nossa. Tudo o que a gente mais deseja é um belo sorvete refrescante, que possui uma infinidade de sabores que agrada qualquer paladar. Hoje, dia 23 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Sorvete e foi instituído em 2002 pela ABIS- Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete. Essa data foi instituída para celebrar o início das temperaturas altas no ano e principalmente divulgar os benefícios nutritivos deste alimento.
Essa delícia já é desfrutada há muito tempo. Consta em alguns livros de história que Nero, no ano 60 D.C., já saboreava essa sobremesa em seus banquetes. Naquele tempo a mistura era preparada no momento de servir com sucos de frutas, mel e neve dos Alpes. Os chineses foram, entretanto, os grandes admiradores de sorvete na Antiguidade. Há três mil anos, antes da invenção das máquinas de fazer frio, utilizando a neve, os antigos também preparavam suas especialidades.
Alguns historiadores atribuem a Marco Polo a introdução do sorvete na Europa, no Século XIII, onde se incorporou o leite nas receitas. Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim início à produção industrial do alimento. No Brasil também chegou e consta que era uma das sobremesas preferidas de D. Pedro II.
Sorvete no inverno de Madri
Com o aprimoramento das máquinas de fazer frio e o posterior avanço tecnológico, o sorvete passou a incorporar novos ingredientes e técnicas de preparo mais sofisticadas que trouxeram a cremosidade ao produto. Elementos como leite, açúcar, glicose, emulsificante, gordura vegetal, aromas, corantes e frutas naturais tornaram o sorvete um alimento com grande valor nutritivo.
E o melhor de tudo, pode ser consumido em todas as estações. O mundo todo se rendeu a essa delícia, mas sem dúvidas a Itália é especialista nisso. O gelato, como é chamado o sorvete, é algo imbatível.
Gelato Italiano em Veneza
Quem prova, sabe o quanto é diferenciado o gelato italiano. Quando fomos à Itália, era quase um hábito religioso tomar um gelato em cada parada. Sempre escolhendo sabores diferentes e degustando essa maravilha, que vão desde opções de fruta, como o famosa fragola (morango), até os tradicionais de chocolate.
Então, não deixe essa data passar em branco e saboreie um delicioso sorvete!!!!
Tags:  

Deixe um comentário